Prólogo

 

Prólogo

“Faz-se mister regueis com vossos suores o terreno onde tendes de semear, porquanto ele não frutificará e não produzirá senão sob os reiterados golpes da enxada e da charrua evangélicas. Ide e pregai!”

(Extraído de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec.)*

 

         Este pequeno opúsculo está dividido em três partes, a saber: REUNIÃO INTERCÓSMICA, FORMAÇÃO DE UMA FAMÍLIA e HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA. Esta última foi subdividida em “Transmigração de Portugal para o Brasil” e “História da Fundação do Grêmio Espírita Antônio de Pádua”.

         As partes, independentes porém interligadas entre si, contam as histórias vividas e retratam a posição do Grêmio desde sua origem no mundo intercambial dos Espíritos, até hoje, quando está cumprindo sua missão de Hospital Espiritual.

         Assim, sem nenhuma pretensão outra a não ser a divulgação dos fatos aos mais novos. Principalmente agora, quando a casa de Antônio (de Pádua ou de Lisboa, não importa) completa 75 anos de lutas, sacrifícios e (muitas) vitórias.

         Bem sabemos que ainda não somos dignos; porém, a Misericórdia Divina é imensa, e nos premia com as tarefas que daqui para frente irão se desenvolver.

         Que as portas da Casa de Antônio de Pádua estejam sempre abertas a todos os famintos do pão da compreensão e sedentos da água da vida que emana de Jesus, nosso modelo e orientador de todos os tempos.

 

Levy Gomes Lacerda

José Lourenço Rainho (espírito)

Justino Inácio Fernandes (espírito)

 

 

 

 

Um minuto antes de começar...

 

“Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade. Ditosos serão os que houverem trabalhado no campo do Senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade!”

(Extraído de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec.)*

 

Foi com imensa alegria, emoção e surpresa que recebi o convite para apresentar a você, amigo leitor ou amiga leitora, esta obra. Aliás, pequena no formato, mas de um imenso conteúdo.

 

Ao longo de sua leitura, você verá que daqui podemos apreender várias lições; porém, identifiquei-me com uma em especial: neste livro fica bastante evidente e ilustrado o planejamento que Deus – auxiliado pela Espiritualidade Maior - reserva a nós todos. É a confirmação de que o acaso não existe.

 

Há setenta e cinco anos, a localidade era um bairro essencialmente rural, permeado por alguns sítios. Hoje, vítima de problemas sociais – que, aliás, assolam o nosso querido Brasil – tornou-se uma comunidade carente. Pois é, com certeza não foi o acaso que fez nascer uma casa como essa num lugar tão necessitado de amor!

 

Será que os Amigos Espirituais simplesmente “adivinharam” que esta comunidade necessitaria de tantas vibrações de paz e fraternidade? Sabemos que não.

 

Por isso, irmão ou irmã, este livreto nos chama à responsabilidade. Nós, que viemos pelo amor, pela dor ou pela necessidade do resgate buscar o conforto espiritual na Casa de Antônio de Pádua, atentemos para os compromissos assumidos diante dos Amigos Invisíveis. Jesus e sua falange contam conosco, para sermos as ferramentas que levarão o bálsamo suavizador àqueles que sofrem.

 

Áqueles outros que estão ligados ao nosso amado Grêmio pelo coração e freqüentam Casas co-irmãs; ou àqueles outros, que lêem esta mensagem despretensiosamente, desejamos que levem em suas mentes o exemplo de lutas e vitórias desta família. Que este livrinho possa fazer crescer dentro de vós o ensejo de trabalhar incessantemente por esta Doutrina de Amor!


Que Jesus possa iluminar-te nesta pequena viagem através da história e por toda a sua vida. Boa leitura!

 

Aline Lacerda Cerqueira